Lançamento do livro “Emergências periféricas em práticas midiáticas” com palestra de Silvia Borelli | 13 de dezembro de 2018 | ECA-USP

No dia 13 de dezembro, às 14h, na ECA/CTR, acontecerá um debate com a professora Silvia Borelli, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-SP, e uma breve apresentação de cada um dos capítulos do livro “Emergências periféricas em práticas midiáticas”, organizado por Rosana de Lima Soares (ECA-USP) e Gislene Silva (UFSC). A publicação é mais uma realização da Rede de Pesquisa em Cultura Midiática – Metacrítica (USP, PUC Minas e UFSC) e traz 13 artigos com o propósito de pensar as emergências periféricas – como urgência e como insurgência – em múltiplas práticas midiáticas e contextos de desigualdades.

cartaz-borelli-final.jpg

O tema da palestra de Borelli será “Coletivos juvenis em SP – emergências e resistências” e os autores do livro fomos convidados a contribuir com o debate, apresentando os temas desenvolvidos em articulação com os temas que serão abordados pela pesquisadora.

No artigo “Terremoto santo e À procura do 5º elemento: figurações do periférico na arte contemporânea”, em co-autoria com Mauricio de Bragança, analisamos dois trabalhos de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca que trazem para o espaço institucional da arte contemporânea atores sociais até então estrangeiros a esse circuito, seja como sujeito de fruição estética, seja como objeto do olhar de um público iniciado.

“O contexto midiático mais amplo comporta, já há algum tempo, representações (não poucas vezes controversas) de alteridades socioculturais que, ao mesmo tempo, consomem esta produção. O ingresso de culturas como a da música gospel pernambucana e a do funk ostentação paulista no glossário da arte contemporânea aparece para nós como uma novidade que, em um mesmo gesto, lança um novo olhar para grupos até então sub-representados e situa a arte contemporânea em um lugar estratégico, a partir do qual passamos a poder entrar em contato com esse outro cultural desde uma perspectiva que já não é aquela, laudatória ou exotizadora, que observamos em parte das representações midiáticas.” (p. 186)

“Coletivos juvenis em SP – emergências e resistências”, palestra de Silvia Borelli (PUC-SP) e lançamento do livro “Emergências periféricas em práticas midiáticas”: 13 de dezembro de 2018 às 14h, na sala 224 do CTR-ECA/USP

Anúncios